Terra . 02/07/2008
São Paulo sedia grande exposição tecnológica sobre a Bossa Nova

SÃO PAULO - São Paulo vai sediar uma grande homenagem à geração da bossa nova em uma das maiores exposições já realizadas no país sobre música. Com alto grau de interatividade e apoiada em recursos tecnológicos de última geração, a mostra 'Bossa na Oca' vai ocupar a Oca do Ibirapuera, apartir da próxima segunda-feira, dia 7, para promover uma viagem pela história do gênero musical brasileiro de maior projeção internacional.

A exposição resgata as imagens e sons mais importantes destes 50 anos do movimento, proporcionando ao público uma vivência do ambiente que propiciou seu nascimento. A 'Bossa na Oca' vai ocupar os oito mil metros da construção projetada por Oscar Niemeyer, reunindo depoimentos e registros musicais históricos, muitos deles inéditos, além de amplo acervo visual e sonoro, selecionado a partir de 12 mil fotografias e 3 mil horas de imagens em movimento.

Vídeos feitos especialmente para a exposição foram produzidos, e o público terá acesso também a áudios e imagens célebres - incluindo fotografias do concerto do Carnegie Hall, que pertencem ao acervo da Biblioteca do Congresso Norte-Americano - e poderá presenciar um encontro virtual histórico entre Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz, entre outros, tendo Johnny Alf como âncora.

Alguns dos ambientes fundamentais para o surgimento da Bossa Nova, como a praia de Copacabana, o apartamento de Nara Leão e o lendário Beco das Garrafas serão recriados livremente no espaço do Ibirapuera.