UOL . 04/07/2008
Exposição na Oca usa tecnologia para contar história da bossa nova

A partir da próxima segunda (7) o prédio da Oca, no parque do Ibirapuera (SP), sedia exposição que ocupa quatro andares do espaço a fim de contar a história da bossa nova, gênero musical que completa 50 anos em 2008.

Com apoio de diversos recursos tecnológicos, a mostra "Bossa na Oca" tem direção do cineasta Carlos Nader e de Marcello Dantas, responsável pela concepção artística do
Museu da Língua Portuguesa. "A bossa nova precisava de um recurso audiovisual para ser representada, não queria capas de disco e copos de whisky, mas mostrar a relação entre as pessoas que fizeram o movimento", explica Dantas.

Subsolo, térreo, primeiro e segundo andares do prédio em São Paulo abrigam fotos, vídeos, músicas, reproduções visuais e materiais de locais relacionados ao gênero --- como a praia de Copacabana e o apartamento da cantora Nara Leão --, além de um encontro virtual, com imagens projetadas em 3D, entre Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz, tendo Johnny Alf como âncora.

"A exposição tenta mostrar que a bossa nova não saiu fácil. O 'filme' da época já tinha começado, mas não a trilha. Já havia Niemeyer, carros, revoluções, mas não a música. O botijão estava aberto, o 'fósforo' foi a sonoridade do João Gilberto", conta Dantas, que diz ter tentado criar "uma parte dedicada só a João Gilberto, mas ele [o cantor] não quis". O material em vídeo da exposição conta com 10 curtas-metragens e o documentário "Clarão", de Carlos Nader.

A mostra traz ainda um espaço sem eco projetado pelo engenheiro acústico José Augusto Nepomuceno, onde os visitantes podem ouvir sons como do estalar das juntas e de batidas do coração. "A idéia da 'câmara de silêncio' veio com a frase do Tom Jobim: 'A música é o silêncio que existe entre as notas'", explica o diretor da mostra Marcello Dantas.

O evento no parque do Ibirapuera conta também com apresentações de Roberto Carlos com Caetano Veloso em homenagem a Tom Jobim, de João Gilberto e de jovens artistas que celebram João Donato. Saiba onde comprar ingressos para os shows.

A exposição "Bossa na Oca" pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 21h, e os ingressos podem ser adquiridos pela internet (www.ingressorapido.com.br) e pelo telefone 4003-1212. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.