Revista ISTOé - Gente . 20/10/2003 . Diversão & arte - Exposição

Anish Kapoor traz ao Brasil suas obras e instalações "de outro mundo"

Da Redação

Anish Kapoor diz que quer fazer objetos e instalações que pareçam importados "de outro mundo". Esta é mais ou menos a sensação que se tem ao olhar para cima, na cúpula circular do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio, e ver subir, em espiral, um fio de fumaça rumo ao céu estrelado (veja fotos no álbum ao lado) visível por conta do teto de vidro, também formando um círculo no centro do prédio.

Batizada de "Ascension", a instalação dá nome à exposição do artista plástico indiano-britânico, um dos mais importantes escultores contemporâneos do mundo. Esta é a primeira mostra em uma galeria que ele faz no Brasil - antes, participou duas vezes da Bienal Internacional de São Paulo (em 1983 e em 1996).

Conhecido por obras de grande porte apresentadas tanto em importantes museus e galerias - como a londrina Tate Modern e o nova-iorquino MOMA - quanto em espaços públicos, o artista traz para o Brasil instalações, esculturas e o único vídeo de sua carreira, que exploram, por meio de diferentes formas e materiais, as relações e sensações espaciais, o resultado da interação do indivíduo com seu trabalho, com o objetivo, segundo o artista, de abordar o "o medo da inconsciência, do vazio", e a descrição do "vácuo".  

Entre os trabalhos da exposição há três obras inéditas, entre elas a instalação "Ascension".

Depois do Rio de Janeiro, a mostra segue para o CCBB de Brasília (12 de outubro 2006 a 07 de janeiro 2007) e, depois, para o CCBB de São Paulo (29 de janeiro a 01 de abril de 2007).