O ESTÚDIO GRU

Jeanine Menezes é arquiteta sócia diretora do Estúdio GRU desde 2003, tem uma vasta experiência em exposições.

Desenvolve projetos de cenografia, expográficos e museográficos em museus e instituições culturais para exposições permanentes e temporárias, já desenvolveu projetos na Alemanha, Colômbia, Portugal, China e Brasil.

Ministrou um curso de produção de exposições chamado Prego a prego no SESC São Paulo em 2018.

Em 2010 participou da Expo Shangai no Pavilhão das Cidades Melhor Cidade, Melhor vida na exposição O Programa de Governança Solidária Local representou Porto Alegre (RS).

Desenvolveu o projeto expográfico da exposição Anish Kapoor Ascension – Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Criou a expografia da Bienal Naifs do Brasil SESC Piracicaba 2014, e em 2017 concebeu o projeto expográfico da mostra Frestas - Trienal de Artes em Sorocaba organizada pelo SESC SP.

Durante sua carreira já fez projetos expográficos para exposições importantes tais como Ana Mendieta – Silhueta em fogo no SESC Pompéia, a amostra recebeu indicação de melhor expo solo da Revista Select em 2023.

Em 2023 fez o projeto expográfico da exposição Nhe’e Porã – Memória e Transformação no Museu da Língua Portuguesa que itinerou no início de 2024 e foi exibida no Edifício da Unesco em Paris.

Já fez diversos projetos expográficos para o Museu da Cidade de São Paulo.

Também desenvolveu projetos museográficos para exposições permanentes em Museus: Em 2018 fez a expografia do Museu da Cidade de Manaus e do Museu da Natureza - Serra da Capivara – Piauí, Museo del Caribe (Barranquilla, Colômbia), Arte da África - Museu Etnológico de Dahlem – Berlim, Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte em 2009, em 2011 Museu da Gente Sergipana – Aracaju e Museu do Café – Santos 2014 e outros.